ASSIS CARE

Pessoas cuidando de pessoas

jan. 09, 2021
Alzheimer: Cuidados simples que devemos ter dentro de casa
foto de idoso

Uma doença silenciosa, o Alzheimer bastante comum entre os idosos, atinge mais de 10% da população brasileira, chega sem aviso algum, toma parte de quem somos, toma parte de nossa independência, toma parte de nossa autonomia.

O convívio se torna muitas vezes um fardo, principalmente quando a doença avança, nos fazendo esquecer até mesmo quem amamos, esquecer partes essenciais de nossa vida, esquecer de momentos marcantes, de datas importantes, do nome de nossos entes queridos.

O que antes era sempre relembrado com grande nostalgia é esquecido com grande facilidade, tornando assim a autonomia mais complicada, muitas vezes as tarefas simples já não fazem mais sentido, não tem mais a mesma importância ou simplesmente não lembramos que temos que as realizar.

O caminho de casa vem a ser uma incógnita, fica fácil nos perder, seja em nossa própria mente ou em algum trajeto, passamos a necessitar de auxílio para aquilo que fizemos a vida inteira sozinhos.

O Alzheimer faz toda uma família sofrer, apesar de ser uma doença indolor, pelo menos na parte física, a parte psicológica, o emocional se torna frágil, dói não ser mais reconhecido, não ter mais as lembranças para poder recordar com quem amamos, dói.

A necessidade de um cuidado especial causa muitas vezes um desgaste, se torna difícil, complexo e desafiador tratar a doença da melhor forma, porque sentimos que estamos perdendo aquela pessoa que tanto amamos aos poucos.

Cuidadores em Porto Alegre

aperto de mãos

A ajuda de um cuidador de idosos se faz indispensável quando o paciente idoso sofre com essa doença, podendo representar perigo de acidentes domésticos.

Mesmo durante a vida, não sabemos quando poderemos ser esquecidos, quando ao olhar em nosso rosto seremos somente uma incógnita ou até mesmo uma página em branco, como se nunca sequer tivéssemos escrito uma história ao lado daquela pessoa.

Nos seres humanos que somos tão adeptos aos sentimentos, as emoções, vemos aos poucos a história de vida de quem amamos ser varrida para debaixo de um tapete imaginário, onde aos poucos se torna cada vez mais difícil o acesso a determinadas memórias e recordações.

E como gostamos de recordar, inclusive a frase “recordar é viver” se tornou popularmente conhecida, virou título de canção.

E afinal o que somos senão um apanhado de tudo de que já vivemos? O que nos tornarmos quando passamos a esquecer quem somos e o que vivemos? O que nos resta da vida ao sermos acometidos pelo Alzheimer?

Pois eu lhe respondo, somos ainda tudo aquilo que quisermos ser, ainda podemos ter dias imensamente felizes e mesmo que venhamos a esquecê-los teremos muitos mais para viver, para que assim mesmo não podendo nos recordar ainda possamos viver.

Viver nosso melhor dia pela primeira vez, nosso melhor dia todos os dias, temos a oportunidade de fazermos com que aquele que amamos sinta nosso amor, mesmo quando a memória falhar e não passamos de um quadro em branco.

Alzheimer: risco de acidentes domésticos

Os Cuidadores de idosos da empresa de Home Care Assis Care que atuam em Porto Alegre recebem treinamentos para cuidarem de pacientes que sofrem com o mal de Alzheimer, uma vez que essa doença pode representar riscos de acidentes domésticos.

Cuidadores Porto Alegre

A empresa de Cuidadores Assis Care oferece treinamento para sua equipe de saúde, proporcionando maior segurança aos pacientes idosos que sofrem de Alzheimer.

Mulher jovem sorridente ao lado de uma senhora idosa sorridente
Por Marcelo Ávila Silva 03 abr., 2023
Descubra os benefícios do home care na cidade gaúcha de Porto Alegre com a Assis Care, uma empresa que oferece atendimento domiciliar de qualidade e profissionais altamente capacitados.
imagem de porto alegre
Por marceloavila-00 24 abr., 2022
A cidade de Porto Alegre possui uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, situada na região Sul do país, é considerada...
copo de vinho
Por marceloavila-00 30 nov., 2021
Cuidar de nossa saúde nunca foi tão importante quanto o assunto está relacionado ao coração, conheça os benefícios que o vinho...
Mais artigos
Share by: