banner-paginas-FOTO-SITE-ESTETO.jpg

←Blog

 
ASSIS CARE

Pessoas cuidando de pessoas

  • marceloavila-00

Conheça 8 principais modelos de cadeira de rodas para sua necessidade

Atualizado: Fev 14



Cuidado na hora de escolher uma boa cadeira de rodas, dependendo da patologia do paciente essa aquisição pode ser por toda vida e esse item não é barato.


Segundo o levantamento do Instituto brasileiro de geografia estatística (IBGE), aproximadamente 25% da população sofre com algum tipo de deficiência, dentre essa parcela 13 milhões são deficientes físicos que acometem cuidados mais específicos.


Importante destacar que o modelo da cadeira de rodas vai depender da necessidade do paciente, avaliando seu custo benefício e observando o período a ser utilizada.


Alguns cuidados devem ser tomados na aquisição desse equipamento hospitalar, observando se o paciente fará uso permanente ou se é apenas no processo de reabilitação.


Serão apresentados nesse post os principais modelos de cadeira que estão disponíveis atualmente no mercado brasileiro.


Conheça 8 principais modelos de cadeira de rodas


1. Cadeira de rodas; modelo básico


Ideal para pacientes idosos, recém operados, gestantes, sendo bastante recomendada para uso temporário.


Pacientes estes que devem pesar até 85kg, lembrando que este modelo de cadeira mais simples não oferece muitas opções de ajustes.


A locação desse modelo mais simples é bastante recomendada, devido seu custo benefício, caso seja utilizada de forma transitória.


2. Cadeira de rodas; motorizada


Essa cadeira mais sofisticada no mercado são específicas para pacientes lúcidos com membros superiores comprometidos.


Recomendada para pacientes que tiveram algum tipo de paralização ocasionado por um acidente vascular cerebral (AVC), paraplégico, pacientes que sofrem com lesão medular ou até mesmo pela perda de força muscular, bastante comum entre os idosos.


Cadeiras estas frequentemente utilizadas em shopping e supermercado, locais acessíveis com bastante espaços para manobra.


3. Cadeira monobloco


Esse modelo de cadeira é bastante procurado pelos atletas, por ser considerada leve e permitindo maior autonomia ao cadeirante.


A cadeira de rodas monobloco possui um designer moderno e arrojado, tornando-a compacta.


Cadeirantes que buscam alta performance acabam recorrendo a esse modelo, além disso podem contar com um produto de maior durabilidade por sua boa resistência.


4. Cadeira dobrável em X


Esse modelo de cadeira de rodas é bastante confortável devido ao seu estofado, oferece boa durabilidade e resistência, com uma tolerância de até 120Kg de carga.


Tem esse nome devido ao seu formato de duplo X na estrutura, permitindo maior estabilidade e praticidade para o transporte.


Avaliando o custo benefício dessa cadeira, mostra ser bastante viável para os cadeirantes que utilizarão com bastante frequência, a quantidade de ajustes e sua grande variedade de medidas fazem toda a diferença.


5. Cadeira de rodas; com elevação automática


Esse modelo de cadeira de rodas é ideal para pacientes que buscam maior autonomia, até mesmo facilitando o cadeirante para buscar algum item que está suspenso no alto sem depender de um cuidador para ajudá-lo.


Uma vantagem desse tipo de cadeira é que o paciente pode mudar por um momento sua posição, distribuindo o peso do corpo e evitando possíveis lesões.


6. Cadeira reclinável


Esse modelo de cadeira é indicado para os portadores de necessidade que costumam ficar por um longo período de tempo sentado.


Cadeirantes que ficam muito tempo em uma única posição podem sofrer com algum tipo de lesão.

Essa cadeira de rodas possuem ajustes que permite reclinar para trás, oferecendo condição da mudança de posição do corpo.


7. Cadeira adaptadas


Sabemos que todos nós somos iguais porem com necessidades diferentes, alguns modelos de cadeiras que são oferecidos no mercado nem sempre conseguem suprir a necessidade do paciente.


Pacientes que sofrem com paralisia cerebral ou que possuem alguma deformidade rara naturalmente exigem uma adaptação mais específica da cadeira de rodas, normalmente esses modelos tem um alto custo no mercado por serem feitos sob medida.


8. Cadeira de banho


Estas cadeiras metálicas são adaptadas para higienização do paciente, que fazem uso durante o banho, normalmente constituída por um material componente anti-ferrugem.


A cadeira para banho vem com uma opção de assento para fazerem também as necessidades fisiológicas.


Alugar uma cadeira de rodas ou comprar?


Essa questão será respondida através da avaliação de um médico, irá depender do período de reabilitação do paciente e em alguns casos a locação acaba sendo a melhor alternativa.


O custo benefício deve ser levado em consideração quanto a decisão de alugar ou comprar, avaliando o alto custo que uma cadeira representa.


Aluguel de cadeira de rodas em Porto Alegre


Alugar uma cadeira de rodas é mais vantajoso quanto o processo de reabilitação do paciente é temporário, seja de um pós-operatório ou até mesmo durante a gestação, por exemplo.


A empresa de Cuidadores


A Assis Care é uma empresa de cuidadores de pessoas que na ideia de oferecer comodidade ao nosso cliente também trabalha com a locação de cadeira de rodas em Porto Alegre.
















34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo