ASSIS CARE

Pessoas cuidando de pessoas

out. 02, 2021
Cuidados Nutricionais Domiciliares
cuidado nutricional

Na fase do envelhecimento, durante o tratamento ou recuperação de uma enfermidade, é comum que algumas situações comprometam a ingesta alimentar.

Não é raro que se recorra a um atendimento nutricional domiciliar para auxiliar no diagnóstico nutricional e adequação da alimentação desses indivíduos. Porém, muitas vezes, quando o nutricionista é contatado, o paciente já se encontra em estágio avançado de desnutrição.

Causas da perda de peso e massa muscular:

- Disfagia, rigidez da face, xerostomia (boca seca), distúrbios do paladar

- Depressão, alterações cognitivas

- Perda de capacidade funcional, dificuldades motoras com as mãos e braços - Efeitos colaterais dos medicamentos

- Distúrbios de paladar

- Problemas posturais durante o processo da alimentação

 

Quando ligar o alerta e atentar para a necessidade de avaliação nutricional:

 

- Dificuldade para mastigar e/ou deglutir, escape oral de alimentos

- Comida parada na boca ou faringe, tosses e engasgos (antes, durante ou depois das refeições)

- Recusa alimentar, perda de peso, desidratação

- Perda de funcionalidade

- Melhor aceitação de lanches e alimentos doces com relação à comida (almoço e jantar)

- Náuseas e vômitos

 

Além do plano alimentar individualizado e adequado às necessidades e hábitos do paciente, algumas estratégias podem auxiliar na hora das refeições:

 

- Caso o paciente demore para se alimentar, sirva a refeição em prato térmico para que a comida não fique fria.

- Verifique se a prótese dentária está bem ajustada ou se em virtude do emagrecimento, a não está mal ajustada, causando desconforto e dificuldade para mastigar.

- Proporcione um ambiente tranquilo e evite brigas e cobranças com relação alimentação na hora das refeições

Alimentos que tragam memórias afetivas, que carregam história, nostalgia, trajetória de vida ou determinada situação da vida também podem trazer muitos benefícios, como auxiliar na melhora da aceitação das refeições, trazendo de volta o prazer em comer, que muitos perdem com o avanço da idade ou da doença.

Sabemos que o diagnóstico e intervenção precoce melhoram muito o prognóstico do paciente, uma vez que a doença e o avanço da idade tornam o paciente suscetível a perda de peso e consequente aumento da morbidade e mortalidade.

A perda de peso e de massa muscular aumentam o risco de desenvolvimento de lesão por pressão, infecção sistêmica e morte.

Desta forma, quando o risco nutricional é percebido, a orientação nutricional por profissional habilitado deve ser realizada o quanto antes, para garantir o aumento da densidade energética e proteica da alimentação e verificar a necessidade de suplementação de nutrientes específicos, a adequação do volume e fracionamento da alimentação e, se necessário, iniciar a terapia nutricional.

A empresa de Cuidadores

A empresa de Cuidadores Assis Care que atua como Home Care em Porto Alegre, coloca a disposição um profissional nutricionista habilitado, pois sabe-se que uma alimentação adequada contribui expressivamente para uma melhora na expectativa de vida, promovendo assim um envelhecimento saudável.

Carolina Behle Chaves

Mestre em Gerontologia Biomédica

Especialista em Nutrição Oncológica

CRN 6422

Mulher jovem sorridente ao lado de uma senhora idosa sorridente
Por Marcelo Ávila Silva 03 abr., 2023
Descubra os benefícios do home care na cidade gaúcha de Porto Alegre com a Assis Care, uma empresa que oferece atendimento domiciliar de qualidade e profissionais altamente capacitados.
imagem de porto alegre
Por marceloavila-00 24 abr., 2022
A cidade de Porto Alegre possui uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, situada na região Sul do país, é considerada...
copo de vinho
Por marceloavila-00 30 nov., 2021
Cuidar de nossa saúde nunca foi tão importante quanto o assunto está relacionado ao coração, conheça os benefícios que o vinho...
Mais artigos
Share by: