ASSIS CARE

Pessoas cuidando de pessoas

jun. 02, 2021
Mal de Parkinson: conheça os sintomas, sinais e tratamento
aperto de mão

 

Saiba os Cuidados que devemos ter com essa doença, que atinge grande parte dos idosos e que vão muito além dos tremores.

 

A nomenclatura da doença de Parkinson surgiu através do Médico Cirurgião Inglês que desvendou essa doença, chamado de James Parkinson, em seu primeiro artigo publicado no século XIX.

Para o Médico, essa doença era simplesmente resumida em (Movimentos involuntários e tremores, diminuição muscular e propensão a curvar o tronco para frente).

Diagnóstico de Parkinson

O diagnóstico do Parkinson é feito através do histórico clínico do paciente e de exames Neurológico, sendo realizado uma investigação na qual é um desafio para os especialistas devido seu difícil diagnostico.

O diagnóstico do mal de Parkinson é iniciado em consultório, em que o médico avalia a presença da rigidez nas pernas, braço e tronco, presença de tremores, redução dos movimentos e instabilidade na postura.

Principal causa da doença de Parkinson

A morte das células no cérebro é sua principal causa do surgimento dessa doença, tendo a produção de dopamina afetada, um neurotransmissor responsável pelo controle desses movimentos.

Fatores que contribuem para doença de Parkinson

  • Genética
  • Idade avançada
  • Sedentarismo
  • Gênero de sexo

Principais sintomas do Parkinson

  • Modificação da postura
  • Apatia facial
  • Tremores
  • Músculos rígidos e falta de equilíbrio

Para o perfeito funcionamento de nosso cérebro, é importante que os mensageiros químicos estejam alinhados, é o caso da dopamina, dentre outras funções, esse neurotransmissor é responsável pelo sentimento de prazer e da coordenação motora, uma vez afetados, o corpo tende a perder o seu equilíbrio de forma gradual.

Alteração no comportamento

A doença de Parkinson é caracterizada pelas alterações motoras, mas não sendo aplicado como uma regra, uma vez que outros problemas podem estar associado que não tem ligação nenhuma com os tremores, é o caso da demência, alucinações, alterações do sono e o comprometimento da parte cognitiva.

Distúrbio do sono

Evolução da doença de Parkinson

A evolução do mal de Parkinson atinge cada pessoa de maneira diferente, como exemplo, podemos observar que algumas pessoas que sofrem com essa doença ainda sim conseguem praticar atividade física, enquanto outras, encontram grandes dificuldades até para se locomover dentro de casa.

Tratamentos da doença de Parkinson

Ainda que não existe uma cura para a doença de Parkinson, ainda sim é possível controlar o seu avanço através de medicamento e algumas técnicas, freando sua evolução.

O tratamento dessa doença pode ser através de remédios, psicoterápico, cirúrgico, fisioterapia e terapia ocupacional.

Remédios

Logo no início do tratamento, os médicos receitam remédios que aumentam os níveis de dopamina no cérebro.

Psicoterápico

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa e possui como diagnostico característico a presença do Parkinsonismo, sendo este um dos quadro clínico dessa doença, sendo assim, a neuropsicologia pode ajudar no tratamento dessa doença.

Cirúrgico

No procedimento cirúrgico é colocado uma espécie de marca-passo na região do cérebro, com o propósito de reduzir as alterações motoras.

Fisioterapia

Sessões de fisioterapia Domiciliares são fundamentais na recuperação do paciente, uma vez que esse atendimento contribui para retardar a rigidez dos músculos, evitando possíveis atrofia.

Terapia Ocupacional

Durante o tratamento da doença de Parkinson, a terapia ocupacional tem suma importância na recuperação do paciente cuidado, devido ao estimulo da parte cognitiva, promovendo a independência nas atividades de rotina e assim reintegra-lo.

Fonoaudiologia

O acompanhamento Domiciliar de uma profissional fonoaudióloga ao tratamento do Parkinson, tem sua importância devido a utilização de técnicas através dos exercícios que revigoram a musculatura da região do rosto, pescoço e garganta.

A empresa de Home Care

Os Cuidadores em Porto Alegre que atuam na empresa de Home Care Assis Care, prestam um atendimento focado na melhoria da qualidade de vida do paciente idoso, principalmente aos que sofrem de Parkinson, tudo isso para garantir uma assistência de Cuidados do mais alto nível na cidade Gaúcha.

Mulher jovem sorridente ao lado de uma senhora idosa sorridente
Por Marcelo Ávila Silva 03 abr., 2023
Descubra os benefícios do home care na cidade gaúcha de Porto Alegre com a Assis Care, uma empresa que oferece atendimento domiciliar de qualidade e profissionais altamente capacitados.
imagem de porto alegre
Por marceloavila-00 24 abr., 2022
A cidade de Porto Alegre possui uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, situada na região Sul do país, é considerada...
copo de vinho
Por marceloavila-00 30 nov., 2021
Cuidar de nossa saúde nunca foi tão importante quanto o assunto está relacionado ao coração, conheça os benefícios que o vinho...
Mais artigos
Share by: