ASSIS CARE

Pessoas cuidando de pessoas

nov. 30, 2021
Vinho faz mal ao Coração? Especialistas respondem
copo de vinho

Cuidar de nossa saúde nunca foi tão importante quanto o assunto está relacionado ao coração, conheça os benefícios que o vinho proporciona e os efeitos positivos na terceira idade!

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, a hipertensão atinge aproximadamente 25% da população brasileira, sendo os idosos a parcela mais afetada, representando 59,5%.

Diversos estudos já relacionaram o consumo moderado de bebida alcoólica, em especial de vinho tinto, a benefícios para o coração.

Uma das explicações está no fato de a bebida funcionar como antioxidante no organismo, produzindo efeitos positivos como a redução do risco de derrames cerebrais . Porém, não ficava claro se essa ação se devia ao álcool ou à uva presente na bebida.

Um novo estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Barcelona, levantou essa questão e concluiu que tanto um quanto outro são responsáveis por essa melhora à saúde. Os resultados foram publicados no periódico The American Journal of Clinical Nutrition. Participaram do estudo 67 homens com alto risco para doenças cardíacas. Primeiro, eles passaram duas semanas sem consumir bebida alcoólica alguma e, depois, tiveram que ingerir 30 gramas de vinho tinto ao dia, uma quantidade equivalente a dois copos, durante um mês.

No mês seguinte, eles continuaram bebendo a mesma quantidade diária, porém, de vinho sem álcool. Durante todo o estudo, os pesquisadores aplicaram exames de sangue para medir os níveis de uma série de substâncias químicas relacionadas à formação de placas nas paredes das artérias e que funcionam como marcadores de inflamações. Os pesquisadores observaram que, quando os homens consumiam vinho tinto alcoólico diariamente, eles demonstravam um maior nível de interlucina-10, uma substância capaz de diminuir a inflamação nas artérias, isso, segundo os autores do estudo, sugere que o álcool sozinho é responsável por esse benefício.

No período em que os homens beberam vinho tinto sem teor alcoólico, os exames de sangue revelaram que houve uma redução nos níveis de certas substâncias responsáveis por estimular a formação de placas nas paredes das artérias.

Com isso, foi possível concluir que essa diminuição se deve aos polifenois vindos das sementes ou da casca da uva, e não ao álcool.

Vinho na terceira idade – Hipertensão

garrafa de vinho

Importante frisar que o grande vilão aos malefícios do vinho no organismo não é o simples consumo do vinho, mas sim o seu excesso, por isso deve ser ponderado.

Um estudo publicado pela Diretrizes Brasileira de Hipertensão Arterial – 2020, mostra que o consumo excessivo do álcool, é responsável por aproximadamente 10% a 30% dos casos de Hipertensão Arterial e cerca de 6% da mortalidade.

Portanto, aconselha-se que a ingestão de vinho, deve ser limitada em 2 taças por dia (12% de álcool, 250ml), sendo que, essa quantidade deve ser reduzida pela metade em indivíduos com baixo peso, sobrepeso e/ou triglicerídeos elevados.

Cuidados ao coração

Um caso que rendeu assunto na impressa internacional, foi de os médicos proibirem o consumo de vinho pela Rainha Elizabeth, visto sua condição de saúde e idade.

Ainda que a Rainha Elizabeth seja a Chefe de Estado e a governante a reinar por mais tempo na história, já com 90 anos de idade e aos que desejam que ela tenha qualidade de vida nos próximos anos: optou por obedecer aos cuidados médicos.

Especialistas da área concluíram que tanto as uvas quanto o álcool que consumido moderadamente, são bons para o coração.

Home Care em Porto Alegre

A empresa de Cuidador de pessoas Assis Care também funciona como Home Care em Porto Alegre, uma equipe de Cuidadores focada no atendimento personalizado ao idoso.

Atendimento este que envolve não somente a prestação de um serviço, mas sim um cuidado humanizado feito com carinho e amor.

Mulher jovem sorridente ao lado de uma senhora idosa sorridente
Por Marcelo Ávila Silva 03 abr., 2023
Descubra os benefícios do home care na cidade gaúcha de Porto Alegre com a Assis Care, uma empresa que oferece atendimento domiciliar de qualidade e profissionais altamente capacitados.
imagem de porto alegre
Por marceloavila-00 24 abr., 2022
A cidade de Porto Alegre possui uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, situada na região Sul do país, é considerada...
cuidados nutricionais
Por Carolina Behle Chaves 02 out., 2021
Na fase do envelhecimento, durante o tratamento ou recuperação de uma enfermidade, é comum que algumas situações comprometam a ingesta...
Mais artigos
Share by: