banner-paginas-FOTO-SITE-ESTETO.jpg

←Blog

 
ASSIS CARE

Pessoas cuidando de pessoas

  • Carolina Behle Chaves

Cuidados na alimentação devem ser priorizados em tempos de pandemia

Atualizado: Jun 29



Imunidade baixa em casos de infecção da Covid-19 pode representar perigo a Saúde do idoso, é o que explica a Nutricionista Carolina Behle.


Cuidados na alimentação nunca foram tão importantes, principalmente quando o assunto está ligado a imunidade, somado ao cenário de uma Pandemia.


O déficit nutricional provocado pelo descuido do paciente idoso, sem dúvida, aumentam as chances de complicações da Covid-19, afirma a Nutricionista Caroline Behle.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem defendendo o isolamento social na tentativa de frear a transmissão do vírus, prejudicando até mesmo, o atendimento dos profissionais de saúde.


Cuidados com a Imunidade

A baixa exposição ao sol com as medidas de isolamento social afeta diretamente a produção da vitamina D no organismo.


Observamos que a população de algumas cidades já não sofrem tanto com esse problema quando o assunto está ligado a exposição solar, é o caso de São Luís MA, se comparado cidade de Curitiba PR.


Vitamina D


Déficit dessa vitamina pode ser dada pela baixa exposição ao sol, suas principais fontes de alimentos são os peixes, frutos do mar, carnes, ovos, queijo, leite, cogumelos, fígado, ostra, entre outros.


Vitamina C


Nutrientes que oferecem uma forte resposta imunológica, são encontrados na composição da laranja, limão, cebola, pimenta, tomate, entre outros.



Estudos brasileiros coordenados pela universidade de São Paulo (USP), apontaram que o fator da obesidade até mesmo nos jovens, eleva o risco de letalidade tanto quanto ao nível de um paciente idoso.


Para a nutricionista, um plano alimentar deve ser montado de forma específica a faixa etária e o quadro clínico do paciente, desde crianças a idosos.


Consulta Online


Segundo a Nutricionista Caroline Behle, as medidas de isolamento social fizeram o atendimento online crescerem exponencialmente nos últimos meses.


Os idosos que fazem parte do grupo de risco necessitam de cuidados redobrados se comparado aos mais jovens, devido a letalidade ser bem maior a essa parcela da sociedade.


Atendimento Nutricional



Dentre os cuidados citados, o acompanhamento por videoconferência tem um papel fundamental para os idosos, uma vez que esse atendimento de Saúde visa promover a recuperação e manutenção do estado nutricional, das reservas corporais de massa muscular e o fortalecimento do sistema imunológico.


Desta forma, faz-se necessário que haja uma avaliação e acompanhamento para realização de triagem e determinação de diagnóstico nutricional, para que então se estabeleça um programa de alimentação.


A empresa de Cuidadores


Assis Care é uma empresa de Cuidadores em Porto Alegre que oferece atendimento nutricional domiciliar, bastante benéfico para os idosos.


O trabalho do Cuidador de idosos no tratamento do paciente domiciliado envolve uma série de rotinas e serviços, principalmente ao paciente veio da alta hospitalar.


Carolina Behle Chaves

Mestre em Gerontologia Biomédica

Especialização em Nutrição em Oncologia

CRN 6422

150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo